Análise Raspberry PI 3

0
3215
análise RPI 3

Adere já ao nosso grupo no Facebook onde poderás tirar as tuas dúvidas!

Conforme anunciado no mês passado chegou ao KODIPORTUGAL o RPi3.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o Raspberry Pi 3, incidindo mais no seu uso em KODI/OpenELEC.

Características Gerais

Versão Raspberry Pi 3 Raspberry Pi Zero Raspberry Pi 1 Raspberry Pi 2
CPU 1.2GHz quad-core ARM Cortex-A53 – Broadcom 1GHz ARM11 – Broadcom 700MHz ARM11 Broadcom 900MHz quad-core ARM Cortex-A7 – Broadcom
GPU Videocore IV Videocore IV Videocore IV Videocore IV
Memória RAM 1GB 512MB 512MB 1GB
Armazenamento microSD microSD SD microSD
Conectividade 4 x USB, HDMI, Ethernet, A/V, Wi-Fi, Bluetooth 1 x microUSB, mini-HDMI, A/V 4 x USB, HDMI, Ethernet, A/V 4 x USB, HDMI, Ethernet, A/V
OS Linux, Windows 10 IoT Linux Linux Linux, Windows 10 IoT
Conexões Camera (CSI), GPIO, SPI, I2C, JTAG 40-pin GPIO header, SPI, I2C Camera (CSI), GPIO, SPI, I2C, JTAG Camera (CSI), GPIO, SPI, I2C, JTAG
Preço (valor médio) $35/£30 $5/£4 $25/£20 $35/£30

 

Aparência

Tal como as outras boards Raspberry Pi o produto acaba por ser um mini-pc em que apenas é vendida a board, com o seu circuito e componentes. A juntar a isto os consumidores podem escolher uma caixa própria e depois juntar ainda alguns acessórios como um touchscreen ou camera.

Ainda assim o fundamental para utilizar o RPi é um cartão microSD (classe 10 de preferência), teclado ou rato (USB ou com dongle USB) e claro um monitor ou televisão com ligação HDMI (ou usando um adaptador como este).

Também poderá interessar  [Pré-Venda] WeTek Play 2 - O novo combo Android Satélite ou Cabo

Esta placa deve ser alimentada por um transformador através da porta micro USB de 5V, sendo que nesta versão é aconselhado um transformador capaz de debitar 2.5A.

IMG_7649

Sistema Operativo

Na análise foi usada a mais recente imagem OpenELEC para Raspberry Pi 3 mas há uma enorme variedade de imagens e sistemas a usar.

Utilização em KODI

Utilizando o OpenELC 6.0.3 como sistema a experiência em ambiente “KODI” foi em tudo semelhante a qualquer outro equipamento, à excepção do Menu OpenELEC nas definições que nos permite fazer algumas configurações e gerir as nossas ligações de Rede/Bluetooth.

Em termos de reprodução de vídeos conseguimos reproduzir vídeos com 1080p de resolução sem problemas, pelo que para uma utilização normal este equipamento não deixa ficar mal.

Apesar de ter especificações inferiores a algumas box android, a vantagem de utilizar OpenELEC é a economia de alguns recursos o que permitirá usufruir mais do RPi.

Em uso intensivo as temperaturas ascenderam aos 64ºC, indicados no próprio RPi e comprovados por um termómetro Laser. Em idle a temperatura anda na volta dos 43ºC. Nota: Estes dados são referentes à utilização sem caixa, a uma temperatura ambiente de 22ºC.

IMG_7651

Comentários finais

O CPU de 900 MHz 32-bit quad-core ARM Cortex-A7 da antiga versão (2) foi substituído pelo 1.2GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53.
Com este upgrade face Raspberry Pi 2 o mais recente membro da família poderá ter prestações aproximadamente 10 vezes mais rápidas em relação à primeira versão.

Também poderá interessar  CS:GO Alientech Invitational II na RTP eSports no KODI!

Wi-Fi e Bluetooth incluídos na própria board, pelo mesmo preço de lançamento da RPi2

Por outro lado, é necessário comprar um conjunto de acessórios para utilizar.


 

Podes adquirir um pack completo aqui

pack

NOVO! Comenta com o Facebook!

Comentários


Recomendamos a utilização de VPN para encriptar e tornar a tua navegação anónima. Com a IPVanish podes ainda aceder a conteúdos geo-bloqueados! AGORA COM 25% DESCONTO!