[ENTREVISTA] Eduardo Pires – Add-on Mr.Piracy

0
5706

Adere já ao nosso grupo no Facebook onde poderás tirar as tuas dúvidas!

Com esta entrevista vamos dar início a uma série de entrevistas a pessoas relacionadas com o KODI.

No nosso ponto de vista é importante valorizar o trabalho, muitas vezes gratuito, que se tem a, por exemplo, manter um Add-on atualizado para que todos possam disfrutar deles.

Hoje trazemos o Eduardo Pires, o responsável pelo add-on Mr.Piracy.

1 – Olá Eduardo, antes de mais obrigado pela colaboração! Indo diretamente ao tema do KODI diz-nos: Desde quando usas KODI/XBMC?

Olá, eu é que agradeço o convite. Já uso o Kodi, desde a versão 11 ou 12, ainda era o antigo XBMC. Lembro-me que na altura foi para arranjar uma solução de Media Center utilizando o Raspberry PI, fiz uns testes no computador com alguns addons que encontrava na internet, principalmente os portugueses como o caso do WarezTuga.

2 – Como é que conheceste este Media Center?

Como referido em cima, precisava de uma solução para Media Center e com algumas pesquisas descobri o XBMC.

3 – O que mais gostas no KODI?

O que mais gosto do Kodi é o Kodi em si. O facto de teres tudo centralizado num único sítio, desde a utilização de addons para conteúdos na internet e também com a tua biblioteca local é o ideal para quem gosta de ver conteúdos digitais. Porque o utilizador é que faz o seu próprio Kodi, o utilizador é que personaliza, instala os addons que quer, faz a sua biblioteca, etc…


4 – Qual foi para ti a versão/atualização que mais te marcou?

A primeira que usei foi a mais marcante, porque foi a descoberta do programa. Tem saído novas versões, mas é sempre a volta da base do Kodi. Como a configuração é sempre feita pelo o utilizador, não acho que houvesse uma versão que me marcasse. Se eu tivesse utilizado o XBMC desde os primeiros tempos, muito facilmente poderia indicar uma versão que marcasse, mas como uso desde a versão 11/12 não houve nada que alterasse.

5 – Sabemos que és responsável pela criação de um Add-on de Video que integra o conteúdo de um website. De que forma adquiriste os conhecimentos necessários para o fazer? O que te levou a fazê-lo?

Em termos de conhecimentos foi algo que pudesse estar habituado devido à minha área. Mas o que me levou a fazer, foi o facto de ser uma linguagem de programação nova para mim, tinha conhecimento da sua existência mas nunca utilizado. Comecei por fazer um pequeno addon que lia uma lista do pastebin, mas só para conhecimento pessoal da linguagem de programação. Depois decidi fazer um addon mais complexo para partilhar entre os colegas, mas decidi partilhar para a comunidade. O problema de fazer Addons que integra um conteúdo de um site, é que se o site fechar, o addon deixa de funciona, se os donos do site decidem alterar tudo e mais alguma coisa no site, tu tens que alterar o teu addon para que fique funcional novamente, está aí um desafio, mas também algo de stressante se o site é alterado de semana a semana.

6 – Em termos de manutenção, em média quantas horas semanais dispensas para isso?

Neste momento como não tenho muito tempo por causa da vida pessoal e profissional, não de consigo dar uma estimativa, mas é sempre relativo. Se for um addon de um site, se o site não sofrer alterações não te chateias com o addon. Mas nas primeiras versões do addon é quando se gasta mais tempo no seu desenvolvimento, depois é ir “limando arestas”.

7 – Sentes que o trabalho, gratuito, de alguém que desenvolve conteúdos para o KODI é valorizado?

Neste momento, não. Claro que tens utilizadores que compreendem, ajudam, apoiam e dão sugestões, depois tens os outros que se não funciona, então é “merda”. A comunidade portuguesa só conhece o Kodi para ver os canais premium, se o canal X ou Y não funciona, o problema é do Kodi. E para os utilizadores mais avançados do Kodi torna-se enervante porque, principalmente não se dão a trabalho de pesquisar nem ler sobre o Kodi, os seus prós e contras.

Também poderá interessar  Atalhos no Kodi

8 – A nível pessoal, costumas seguir o trabalho da nossa página/Site KodiPortugal? Algum comentário?

Sim, começou como uma página informativa com uns tutorias, e foram evoluindo gradualmente sempre com opções bem pensadas. A par da grupo Kodi em Português é dos melhores para quem quer começar a utilizar o Kodi, pois existe bastantes tutoriais com qualidade. E este layout que apresentam de momento, para mim tornam o site mais versátil e não só para tutoriais, é continuar com o pensamento que tem tido e o site sempre atualizado.

9 – Projetos e novidades relativas ao Kodi, há algo pensado?

Haver há, ideias existem, tempo para as realizar é que não. Ideias essas que passam ao lado do desenvolvimento de addon de Videos, mas que revolucionava a utilização do Kodi, principalmente para que gosta de desporto.

10 – Por último e para não tornar a entrevista muito longa, Uns recados para a malta portuguesa que usa este software, tens?

O principal é que o Kodi não é para ver canais premium, foi feito para a visualização do conteúdo digital, como exemplo videos, fotos, etc… E gostava que houvesse mais projetos portugueses associados ao Kodi.

Quero agradecer ao KodiPortugal pelo convite, e a todos os utilizadores dos meus addons por gostarem do trabalho desenvolvido.

NOVO! Comenta com o Facebook!

Comentários


Recomendamos a utilização de VPN para encriptar e tornar a tua navegação anónima. Com a IPVanish podes ainda aceder a conteúdos geo-bloqueados! AGORA COM 25% DESCONTO!